terça-feira, 14 de outubro de 2008

Vida de Professor: é gratificante.

O Curso de Atendimento ao Público foi montado inteligentemente pelo Prof. Fábio Pacheco em 10 módulos semanais de 20 horas, onde a cada semana os alunos aprenderiam matérias novas. Isso foi bom pois tornou o curso estimulante tanto para nós, quanto para os alunos.

Montei o meu módulo de tal forma que, no último dia eu encerrava com uma avaliação composta de 10 perguntas em formato de teste. Após a avaliação eu solicitava aos alunos que fizessem uma avaliação do professor, numa folha em branco, sem a necessidade de se identificar. Além disso, colocava um envelope no canto da sala, para selar o total anonimato dos comentários. Eu colocava tanta ênfase na questão das críticas, que numa ocasião uma das alunas perguntou se poderia me elogiar.

Para exemplificar o quão gratificante foram estas aulas, vou postar abaixo, cópias de algumas destas avaliações. Sem falsa modéstia, procurei alguma que fosse negativa, para ser imparcial, mas elas simplesmente não existem, portanto separei algumas que contêm algumas críticas. Se por acaso algum aluno, achou que deveria ter feito alguma crítica mais contundente, deixo aberto este espaço para críticas, permitindo o anonimato, desde que não apelem para palavrões ou algo do gênero.

1) É interessante como todo mundo me achava chato no começo....


2) A pontualidade também foi um problema. Mas como eu dizia aos alunos, não quer ser pontual, mude para Galápagos...


3) Olha a diferença que faz um equipamento ultrapassado como um retroprojetor...




4) Até quem eu coloquei pra fora me elogiou...



5) Outra reclamação constante foi sobre os meus gritos, mas hoje em dia não é possível conseguir dar aula, sem dar uns gritos pra chamar a atenção...



6) O mais legal é que ele/a não teve sono durante a exibição do filme...


7) Apesar do professor ser um tirano, a aula foi legal. Quem disse que sala de aula é uma democracia...

8) Uma declaração dessas na última semana de aulas é pra deixar qualquer um feliz...

Pra finalizar duas mensagens que eu recebi de duas alunas no último dia de aula. Como ainda estava em horário de aula, recebi de forma apressada as duas, a Ana Paula de Morro Agudo eu consegui agradecer no segundo período, já a Camila eu não consegui encontrá-la depois. Camila, muito obrigado, vou fazer o possível para encontrá-la no dia 1º e agradecer de forma correta, porém, aviso que seu lindo bilhete me deixou emocionado.



7 comentários:

Divã do Masini disse...

Plaquinha pra riba:

EU JÁ SABIA!

Abraços.

Maria Angélica disse...

Puxa! Essa é pra comemorar o Dia do Professor emocionado !

Amalio Damas disse...

Obrigado amigos! E como diria o filósofo, poeta e doido Roberto Carlos, são tantas emoções.

Lucianna Lima disse...

Eu já tinha falado sobre isso com você anteriormente....
Quando a gente gosta mesmo do que faz e faz o que gosta, o resultado é mais do que positivo e, nesse caso: gente participando e interagindo, gente grata, gente mudando o jeito de ser e de ver as o mundo, a vida, as coisas da vida... O melhor é que isso contagia...Parabéns,de coração. É bom demais ver adolescentes interessados, empenhados em aprender, externando sentimentos - ainda mais por um professor !!! Coisa difícil hoje em dia. Sucesso Amálio. Bom fim-de-semana!!!

Zé Oliboni disse...

aí amálio! fazendo sucesso! parabéns pela empreitada.

Amalio Damas disse...

Valeu Lucianna Lima. Sabe de uma coisa que eu percebi exatamente neste momento, seu nome faz da família do Superman,olha só: Lois Lane, Lana Lang, Lex Luthor e Lucianna Lima. Genial!

Amalio Damas disse...

Valeu Zé, você é sempre bemvindo.