domingo, 3 de agosto de 2008

Vida de professor - Semana 1 - Turma 21


Vida de professor é ambígua. Ela é desgastante e gratificante ao mesmo tempo. Você fica cansado, sem voz, com dor nas pernas, a boca seca por causa da baixa umidade, perde a paciência com alguns, mas no final, quando a gente comprova que a maioria conseguiu aprender todos os conceitos que você passou em apenas 20h e vê o entusiasmo no rosto desses jovens, tudo valeu a pena.

Este projeto é muito especial, porque esses jovens precisam do conhecimento teórico e prático, mas principalmente trocar experiências de vida com pessoas como eu, que vieram de uma classe pouco privilegiada e hoje tem a oportunidade de mostrar que é possível vencer na vida, mesmo com todas as dificuldades que ela nos reserva.

Nesta primeira semana fiquei muito feliz, pois apesar da minha matéria ser muito cansativa, consegui realizar algumas dinâmicas no sábado e verificar que todos os conceitos foram aprendidos, bem como verifiquei que você tem que despertar o interesse que estes jovens aparentemente não tem. Eles tem sim, porém cabe ao professor descobrir e trabalhar da melhor maneira possível. Às vezes você tem que agir individualmente e tentar desvendar porque o jovem está desatento ou disperso, muitas vezes ele nem entende o que está fazendo ali, mas nada que uma boa conversa não resolva.

Um abraço e um obrigado, aos coordenadores do projeto, ao grupo de apoio, aos colegas professores, ao meu coordenador e ao capitão desse grande navio, que muitos pensam estar desgovernado, mas a cada dia mostra que está no rumo certo. Apesar do aparente tom de encerramento, esta foi apenas a primeira semana, ainda ministrarei aulas para mais 8 turmas.

Porém agradeço profundamente a todos os alunos que estiveram comigo esta semana, Alaíde, Aline Aparecida, Aline Silva, Alisson, Almiria, Ana Cláudia, Andrielle, Ariadine, Carla Marielle, Carlos, César Augusto (uma peste, mas um bom menino), Edmar, Jéssica, Letícia, Luciano, Lucilene, Luiz Henrique, Márcio, Nilda, Mateus, Maura, Miriã, Mônica, Naiara, Nayane, Núbia, Ocimar, Paty, Priscila, Rafael Marcelino, Rafael Rodrigues, Rita, Tales, Talita Caroline, Talita Pedroso, Thais, Vanderléia e Vanessa.

No próximo domingo eu volto para contar pra vocês como foi a segunda semana.

6 comentários:

Tales. disse...

vlw Amálio, as aulas foram ótimas.
e já me sinto mais preparado. Abraço!

Amalio Damas disse...

Falou o grande Tales, ganhador da segunda gincana do Bis! Passe sempre por aqui e deixe seus comentários. Um grande abraço.

Maria Angélica disse...

Deve ser um privilégio assistir a uma aula sua, Amálio. Pelos seus textos, vi que vc sabe de muita coisa. E eu, como já fui professora, sei como é ; porém a gente aprende muito com os alunos, muito mai sdo que ensina.
Meus parabé4ns. Muitas outras aulas pra vc.

Maria Angélica disse...

Deve ser um privilégio assistir a uma aula sua, Amálio. Pelos seus textos a gente vê que vc sabe muita coisa. Entende do que fala.
Eu ja´fui professora e sei como é: às vezes a genter aprende mais com os alunos do que ensina.
Muitas aulas pra você!

Amalio Damas disse...

Valeu Maria Angélica, obrigado pelos elogios e volte sempre.

Divã do Masini disse...

Amálio!

Mesmo que seja com "i", mas tem mais um Alisson te assombrando?...rsrsrs...

abraços